Blogagem Coletiva: política cultural do MinC

post em franco desenvolvimento

Já desde antes de assumir o Ministério da Cultura, Ana Buarque de Hollanda tem dado sinais crescentes de que sua gestão não dará sequência aos inovadores desenvolvimentos operados por Gilberto Gil e Juca Ferreira. Após 3 meses de governo, é chegado o momento de o povo exercer sua cidadania e evidenciar publicamente à nova Ministra quais são as suas demandas, quais são os rumos que o governo federal deve assumir em benefício da política cultural do Brasil.

Assim, como primeiro ato do movimento MegaSim!, convocamos você para uma blogagem coletiva no dia 2 de abril de 2011, próximo sábado. Utilize qualquer meio virtual e registre virtualmente a sua indignação real contra a política cultural atualmente desenvolvida.

Assuntos

Para esta blogagem coletiva, vale criticar a gestão do novo Ministério em qualquer assunto vinculado às atribuições com a política cultural do Brasil. É importante superar a simplicidade do “Fora Ana de Hollanda” e atacar de forma consistente os motivos pelos quais a permanência dela nos parece prejudicial ao país. Isso porque a mera substituição da chefia do MinC não basta. Queremos a prometida continuidade do governo Lula.

Sublinhando que a escolha dos temas é livre a cada participante da blogagem coletiva, seguem algumas sugestões, sem esgotar as possibilidades:

2011/03/10 | Nova Lei do Direito Autoral já custou R$ 2 milhões | O Globo | Segundo Caderno | Direitos Autorais

Data

World-autism-awareness-day.jpgA escolha da data foi feita em um debateco, promovido pela rede Teia Livre. Primeiramente, indicou-se o dia 2 de abril por se trata do Dia Mundial Do Autismo, uma referência jocosa ao episódio pelo qual Emir Sader foi descartado como presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Talvez mais interessante que essa piada superficial e provocativa seja pensar o dia 2 de abril como o dia da verdade, por ser imediatamente posterior ao dia 1º de abril, o famoso dia da mentira. Mas o importante é marcarmos este como o dia em que diremos ao Ministério da Justiça que reconheça o verdadeiro valor de toda essa riqueza cultural que tem sido desprestigiada nos últimos três meses de governo.

Como participar?

Blog

Em seu blog, publique algo, novo ou velho, seu ou de outra pessoa, desde que seja vinculado à política cultural do governo federal nessa nova gestão. Vale texto, vale áudio, vale imagem e vale vídeo. O importante é registrar publicamente a indignação. De poema a charge, de depoimento a

Microblog

Em seu perfil identi.ca ou twitter, brinque com os 140 caracteres e utilize a tag #BCPCMinC (Blogagem Coletiva sobre a Política Cultural do Ministério da Cultura na gestão de Ana de Hollanda). Indique links, faça críticas e convoque que segue você a fazer parte dessa manifestação coletiva virtual em nome da Cultura.

Redes Sociais

Desde que tratem de algum tema relacionada à política cultural desenvolvida pela Ana de Hollanda, publique os links que achar interessante e comente com seus amigos. Vale usar seu mural, suas comunidades, suas fotos, qualquer coisa que permita uma discussão saudável e bem fundamentada.

Divulgação

Antes do dia 1º, referencie este post, republique-o em qualquer lugar, faça circular a ideia de que sábado 02/04/11 será dia de, mais uma vez, a Internet servir como ferramenta social em todo o seu potencial democrático.

12 pensamentos sobre “Blogagem Coletiva: política cultural do MinC

  1. Pingback: #BCPCMinC (Blogagem Coletiva sobre a Política Cultural do Ministério da Cultura na gestão de Ana de Hollanda) | e-trabalho – arakin monteiro

  2. só uma correção, que a @jumontflores percebeu – o ex-ministro é o Juca Ferreira, e não o DE OLIVEIRA, que é o ator.
    No mais, iniciativa exemplar. dia 2 estaremos juntos! \o/

  3. Pingback: Ministra da Cultura seguindo os passos do Mexico na negociação com o ACTA: Fora! | Trezentos

  4. Pingback: Cultura Digital e Democracia « HIPERFÍCIE

  5. Pingback: O Minc que queremos » Caribé no Cultura

  6. Pingback: Registros da Blogagem Coletiva: política cultural do MinC « Mega Sim!

  7. Pingback: Um passarinho me contou: registros do #BCPCMinC no Twitter « Mega Sim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s